Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Darruda
Insider
Insider
Mensagens : 1
Data de inscrição : 03/01/2022
Ver perfil do usuário

[GUIA] Representação de gangue (Chicana) Empty [GUIA] Representação de gangue (Chicana)

Seg Jan 03, 2022 5:49 pm
[GUIA] Representação de gangue (Chicana) 411

PREMISSA

Orale carnales, eu me chamo Darruda e nesse guia vou repassar alguns estudos feitos sobre a cultura das gangues chicanas, subcultura chola e como a religião influência dentro dos grupos criminosos chicanos (gang's). É comum as pessoas criarem estereótipos sobre como os mexicanos são representados "Ah, aqueles caras gordões com a cabeça raspada um bigode grande e roupas largas" (Cholo) sendo que na verdade não só a cultura chicana, como a de outros países latino-americanos tem representações completamente diferentes.

PERGUNTAS COMUNS

O quê é ser um chicano?

- Chicano é uma pessoa que tem descendência mexicana ou é um mexicano, que na grande maioria das vezes viaja para os Estados Unidos de forma ilegal a procura de novas oportunidades que não são supridas no seu país de origem. São conhecidos como Browns (Marrons), sendo assim é obvio que os mexicanos não são tratados como brancos. O México tem um povo miscigenado que carrega características corporais indígenas e europeias (principalmente espanhola) bem forte. Utilizam a linguagem espanglês é o nome que se da mistura do inglês com algumas palavras e gírias em espanhol.

Os mexicanos são considerados latinos?

- Sim os mexicanos são latinos também, só que dentro dessa grande bolha existem diversas nacionalidades, como: Brasileiros, Cubanos, Salvadorenhos, Porto-riquenhos, Hispânicos, Argentinos. Sendo assim os mexicanos são mais representados pelo seu fenótipo, tome cuidado porque ninguém gosta de ser chamado daquilo que não é, Exemplo: Falar que todo brasileiro é igual a um argentino.

Todos os cholos são mexicanos?

- Não, o cholismo é uma subcultura que apareceu em meados de 1960 em L.A (Los Angeles), sua origem é herdeira de uma subcultura chamada pachucos. O cholismo representa a luta dos jovens nos barrios (guetos), sobre a discriminação racial dentro dos Estados Unidos, existem pequenos grupos de diversas nacionalidades que adotaram a subcultura Chola, dando como exemplo o Japão, que tem diversos grupos ligados ao cholismo.

De onde vem a palavra chicano?

- A palavra "Chicano"  é um termo usado no passado dos Estados Unidos de forma pejorativa, em meados de 1950 essa palavra foi sendo resinificada pelos próprios grupos antes hostilizados, sendo assim é comum os mexicanos se cumprimentarem com essa palavra. Tome muito cuidado quando for chamar um mexicano de chicano, ele pode interpretar de forma negativa (racismo). Exemplo: Os negros do gueto que se chamam de Niggas que significa (irmão, parceiro), mas se um branco chama um negro de Nigga ele acaba sendo interpretado como racista.

Qual a influência religiosa dentro das gang's chicanas?

-  O catolicismo tem uma influência muito forte dentro das gangues chicanas nos Estados Unidos, sendo a santa nossa senhora de Guadalupe um símbolo muito forte de igualdade, amor, respeito e família. É comum um chicano fazer uma oração antes de comer sua refeição e carregar tatuagens ligadas a igreja católica. Por causa da grande influência religiosa os chicanos tem uma visão bem fechada sobre o que é considerado certo no vinculo familiar tradicional. Claro que sempre existe exceções.


SUBCULTURA CHOLA

Uma grande referência para a subcultura chola vem de outra subcultura mais antiga chamada Pachucos, dentro do GTA V existem PED's que se vestem como Pachucos, vou deixar algumas referências de imagem no final desse guia. A etimologia da palavra cholo se remete a cachorro vira-lata, era usada pelos espanhóis de forma pejorativa sobre o povo mexicano, sendo assim era um reforço que aquele grupo de pessoas era de uma classe inferior, não eram considerados "uma raça pura" por ser um povo miscigenado. Por volta dos anos 1950 o movimento chicano em sua maioria jovens, começou a resgatar a palavra "cholo" mas não de forma pejorativa, mas para exaltar o orgulho, cultura e a história dos mesmos.
Como nós sabemos, no Estados Unidos existem diversos problemas discriminatórios, e nos bairros mexicanos foi se desenvolvendo diversos problemas sociais que deram e dão muita força para essa sub-cultura (miséria, falta de emprego, fome), tudo isso cria um ambiente propicio a marginalidade e alto afirmação da juventude, e por volta de 1970 foi quando estourou a marginalidade, principalmente em L.A(Los Angeles) e Califórnia e assim foram criados diversos grupos criminosos que adotaram e mudaram diversas diretrizes do cholismo, o que se tornou um estereótipo da identidade visual das gang's latino-americanas, por isso as pessoas fazem aquele tipo de comentário que coloquei na premissa desse guia. É importante ressaltar que a cultura Lowrider (andar baixo) vem do movimento chicano, tem muita influência do cholismo e com a popularidade foi quebrando diversas bolhas se tornando um símbolo "gangster paradise" em 1980 e 90.

Todo cholo é membro de gangue ou comete crimes?

- Não, na vida real existem muitos membros dessa subcultura que não fazem parte da criminalidade, muito pelo contrário, esses membros criam diversos eventos culturais para fomentar a maneira de se viver, vestir. Mesmo que alguns jornais nos Estados Unidos se refiram aos cholos e intitulando os mesmos como criminosos, ou seja, para eles um cholo é considerado um criminoso latino.

Até hoje o cholismo é muito forte nas gangues chicanas dos Estados Unidos, principalmente as mais antigas, seus costumes remetem aos "tempos de ouro das gangues" (golden era of gangs), porém os jovens latinos em 2022 estão misturando outros estilos de vestimenta, isso vem pela grande influência que a música trás aos barrios.


REFERÊNCIAS

TATUAGENS


[GUIA] Representação de gangue (Chicana) 111


VESTIMENTA


[GUIA] Representação de gangue (Chicana) 210


LOWRIDER


[GUIA] Representação de gangue (Chicana) 510


PACHUCOS


[GUIA] Representação de gangue (Chicana) 311

OBS: Caso tenha algum erro que precisa ser reescrito me manda mensagem no discord (Darruda#3206). Minha referência principal de informações para criação desse guia veio do canal Catholic Cholo, recomendo demais vocês darem uma passada e ajudar no conteúdo dele, o cara manda muito.

Adios Vatos Lokos!

rust1co, unity, Diegoggtamine, artmike, jdx22br, Bullet, Lukito e outros gostam desta mensagem

novaes
Insider
Insider
Mensagens : 9
Data de inscrição : 04/01/2022
Idade : 22
Localização : São Paulo
Ver perfil do usuário

[GUIA] Representação de gangue (Chicana) Empty Re: [GUIA] Representação de gangue (Chicana)

Ter Jan 04, 2022 4:08 am
mandou bem, mano! quero ver alguém seguindo essa linha de rp, vai ficar show..

Lukito, Darruda, K1nG e TonyBoy gostam desta mensagem

kevinhomalvadeza
Insider
Insider
Mensagens : 2
Data de inscrição : 21/01/2022
Ver perfil do usuário

[GUIA] Representação de gangue (Chicana) Empty Re: [GUIA] Representação de gangue (Chicana)

Sex Jan 21, 2022 1:29 pm
brabissimos clap

artmike e Lukito gostam desta mensagem

TonyBoy
Insider
Insider
Mensagens : 1
Data de inscrição : 12/01/2022
Idade : 20
Localização : Portugal
Ver perfil do usuário

[GUIA] Representação de gangue (Chicana) Empty Re: [GUIA] Representação de gangue (Chicana)

Sex Jan 21, 2022 7:28 pm
Já andava a pensar em seguir uma linha de rp semelhante e esse guia veio ajudar bastante.

artmike, Lukito e CharlieG gostam desta mensagem

CharlieG
Insider
Insider
Mensagens : 1
Data de inscrição : 20/01/2022
Idade : 27
Localização : Portugal
Ver perfil do usuáriohttps://www.twitch.tv/charliebiggieg/about

[GUIA] Representação de gangue (Chicana) Empty Re: [GUIA] Representação de gangue (Chicana)

Sex Jan 21, 2022 7:39 pm
clap [GUIA] Representação de gangue (Chicana) 1f44f

artmike, Lukito e TonyBoy gostam desta mensagem

Conteúdo patrocinado

[GUIA] Representação de gangue (Chicana) Empty Re: [GUIA] Representação de gangue (Chicana)

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos